Bilingual Program

BILINGUAL PROGRAM
PROGRAMA DE IMERSÃO BILÍNGUE

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

WELCOME TO SOLUÇÃO BILINGUAL PROGRAM!

Pais estão sempre em busca do melhor para a educação de seus filhos e nós do Colégio Solução também.  Este é o nosso objetivo com o Programa Bilíngue: oferecer aos seus filhos a oportunidade de aprender inglês de forma prazerosa, vivenciando a língua inglesa em sala de aula com experiências positivas e sendo assistidos pelos professores e professoras para que os desafios das aulas se tornem engajadores para o seu aprendizado.

A Oxford University Press no Brasil está ligada a um departamento da Oxford University na Inglaterra. A OUP é a maior editora universitária do mundo e há 4 anos seguidos é eleita pela TOP Educação como a melhor editora de livros didáticos de idiomas no Brasil. A Oxford University Press seleciona em todo o mundo grupos de escolas que tenham compromisso com a excelência na educação e no ensino da língua inglesa.

O QUE É SER BILINGUE?

A definição mais clássica de bilinguismo, considerando a origem latina da palavra bi-linguis, bilíngue é quem fala duas línguas, já que o prefixo “bi”, significa dois, e “linguis”, se refere a línguas. Em vista disso, o termo bilinguismo tem sido compreendido como o uso ou a presença de duas línguas, principalmente se isso ocorre desde a infância. Nos últimos anos, essa concepção vem sendo problematizada por se tratar de uma visão muito simplista para um fenômeno complexo. Com o passar do tempo, a concepção de bilinguismo foi se transformando e ampliando. Não é como se fossem duas caixas separadas. Os bilíngues vão usar alternadamente suas línguas, de acordo com o tipo de interlocutor, o contexto, o objetivo comunicativo, etc.

O APRENDIZADO DO INGLÊS NA INFÂNCIA

É importante lembrarmos que ao aprender uma segunda língua e compreender aspectos da(s) cultura(s) em que essa(s) línguas se insere (m), a criança pode compreender seu próprio sistema cultural e linguístico melhor. Assim sendo, a educação bilíngue tem potencial para ampliar a visão de mundo e formação cultural das crianças. Os dois idiomas irão contribuir para a formação deste aluno, cidadão do mundo. Por isso, as oportunidades de aprendizado e interação nos dois idiomas farão parte do dia-a-dia das crianças levando a eles mais possibilidades de comunicação para o seu desenvolvimento linguístico e sociocultural. O contato com outra língua, quando associado a técnicas pedagógicas adequadas, auxilia os alunos na compreensão de conceitos, dedução de regras e amplia a capacidade analítica por promover uma percepção multifacetada de valores linguísticos e culturais.

“Resultados científicos comprovam que existem períodos críticos na organização de determinadas funções superiores pelo sistema nervoso. Seres humanos conseguem aprender línguas em qualquer idade, mas crianças pequenas que ainda não falam sua língua materna ou que estão em estágios iniciais dessa aprendizagem estão mais predispostas a perceberem os sons de outra língua, distinguindo nuances que se tornam difíceis de serem discriminadas mais tarde”

(PÉRISSE, 2006).

MÉTODO, MATERIAL DIDÁTICO E SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A Metodologia de ensino aplicada em sala de aula estimula os alunos a usarem a imaginação, a criatividade e cria oportunidades para o desenvolvimento de diferentes habilidades, tornando o trabalho interessante e relevante. Com a nova Coordenação Pedagógica de Língua Inglesa teremos treinamentos, capacitações, suporte, acompanhamento e monitoramentos constantes para o corpo docente, afim de garantir a melhor aplicação da metodologia. Através das nossas aulas trabalharemos o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos como produção oral e compreensão auditiva. Com os alunos do Fundamental I trabalharemos as habilidades de Leitura e escrita, além das habilidades previamente citadas.

Para a Educação Infantil, as aulas serão ministradas 1x por semana. Com as turmas de Mini Maternal trabalharemos com Projetos de vivência bilíngue. Com as turmas de Maternal, Pré I e Pré II utilizaremos como ferramenta didática o livro Jump In! (a ser adquirido no colégio). Os alunos serão avaliados continuamente e o rendimento será informado aos pais mediante relatório descrevendo progressos e dificuldades, entregue bimestralmente, nas reuniões de pais.

Para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), as aulas serão ministradas 3x por semana, utilizando o material Bright Ideas (a ser adquirido no colégio). Os alunos serão avaliados continuamente e utilizaremos 3 instrumentos de avaliação: projetos e prova bimestral.

Para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), as aulas serão ministradas 3x por semana, utilizando o material Link It! (a ser adquirido no colégio). Os alunos serão avaliados continuamente e utilizaremos 3 instrumentos de avaliação: Prova ou Trabalho Avaliativo Mensal (em sala de aula), Prova Bimestral, trabalho.

ENGLISH SUPPORT

O Departamento de Língua Inglesa do Colégio Solução, traçou um plano de estudos personalizado para fornecer o suporte necessário para os alunos, especialmente aqueles que precisam de um auxílio no inglês. English Support é o nome dado ao nosso programa de apoio Pedagógico, que tem como objetivo geral a instrumentalização do aluno para o aprender, permitindo que ele se aproprie de estratégias de aprendizagem eficientes e que tome consciência desse processo, através do desenvolvimento do próprio processo de aprendizagem. O English Support busca propiciar aos estudantes mais confiança num espaço de estudos e ações educacionais, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas, oferecendo mecanismos de melhoria do processo de aquisição de um novo idioma, com o intuito de aprofundar seus conhecimentos da língua inglesa. Este apoio pedagógico é oferecido sem ônus para o aluno e consiste em aulas que são ministradas pela coordenadora pedagógica de inglês, Fabíola Moura, uma vez por semana.