Diretrizes Pedagógicas

A escola procura oferecer, através do trabalho dos professores, oportunidades de pesquisa, descoberta, reflexão, análise, enfim, estimular o corpo docente a investir em metodologias participativas de modo a fazer com que os alunos atuem, trabalhem com o conhecimento que está para ser desenvolvido. Na sociedade pós-moderna em que vivemos, é fundamental que as pessoas tenham autonomia intelectual, ou seja, que possam não apenas tomar contato com diversas fontes de informação, mas, sobretudo, elaborar uma análise crítica fundamentada.

Isso exige um envolvimento responsável por parte dos alunos quanto ao seu próprio processo de aprender a aprender. A escola, para o crescimento do potencial cognitivo dos educandos, tem investido em metodologias que valorizam o conhecimento histórico e socialmente construído e tem, gradativamente, procurado possibilitar o acesso ao mesmo através do desenvolvimento de habilidades de pensamento.

Leitura, escrita, cálculo, arte, ciência, tecnologia, conhecimento humano, histórico, social, desenvolvimento físico, moral e emocional, são aspectos igualmente valorizados na medida em que contribuem para a formação integral do ser humano, ampliando sua formação pessoal, sua visão holística de mundo e, consequentemente, sua possibilidade de ação social. Cabe aqui esclarecer, que a divisão feita em relação aos aspectos intelectuais e humanos é meramente didática. É clara a concepção de homem como um ser integral, cujas dimensões vão sendo desenvolvidas de modo indissociável. Apenas para efeito de destacar aspectos objetivos da escola é que tal divisão está sendo apresentada.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por profissionais devidamente habilitados para a função. São realizadas reuniões pedagógicas previstas em calendário escolar, possibilitando assim maior entrosamento e aperfeiçoamento de técnicas que visam ao aprimoramento da arte de ensinar, além de proporcionar unidade e coerência metodológica ao trabalho docente.

O trabalho coletivo do corpo docente é garantido através da política de área e acompanhamento sistemático da direção e coordenação pedagógica.

Metodologia

A metodologia do trabalho docente pressupõe os princípios sóciointeracionistas. As aulas são ministradas com a finalidade de atender aos interesses e necessidades dos educandos, sempre levando em consideração suas experiências. De modo geral, em termos de metodologia de trabalho, os procedimentos predominantes são:

- Projetos
- Debates
- Pesquisas
- Aulas teóricas/práticas
- Trabalhos diversos em grupo
- Aulas práticas no laboratório de ciências físicas e biológicas
- Aulas utilizando vídeos
- Recursos audiovisuais
- Visitas a museus
- Exposições, parques, eventos culturais e lazer que são promovidos ao longo do ano.
- Eventos culturais e lazer promovidos ao longo do ano.

Horários do Colégio

Manhã 7h30 às 12h